Um grande desafio – Slow Fashion

Olhe o que você veste neste exato momento. Você sabe de onde veio este ‘PedaçoDePano’? Do que ele é feito? Quem produziu? É importante em algum momento da sua vida ou é um simples VaiVirarPanoDeChão?

A cultura da Fast Fashion instalou um decreto no Sistema de Moda: A tendência dura uma semana e você PRECISA consumí-la, mas não precisa se preocupar, afinal, é barato mesmo! E nós realmente entramos nessa de corpo inteiro. Quando digo “nós” me incluo nesse meio, pois aprender a lidar com isso leva um tempo e eu mal comecei.

Não é fácil parar para pensar em todo o processo produtivo que esse “PedaçoDePano” teve que aguentar para chegar até nossas mãos enquanto o mundo corre, voa a nossa volta. Mas, sabe, eu já cansei de correr, de ver a vida passar e não viver, de esquecer as coisas simples e belas, de me preocupar a todo momento com o tempo que já passou e o que ainda vai chegar.

Cansei, também, de pagar para indústrias de moda corruptas, de saber que homens, mulheres, crianças estão sendo exploradas enquanto eu vou ao shopping, de visualizar a futilidade dentro da área que mais amo, de pensar todos os dias em como quero que tudo isso mude e não mover um dedo para que isso aconteça e TUDOISSO, sabe por quê? Por que o mundo corre e eu tento, a todo custo, acompanhar.

Se for assim, não quero mais acompanhar, quero viver, refletir, ter tempo para sonhar. Quero parar no meio da rua, analisar as pessoas, seus passos, seus destinos, olhar em seus olhos, trocar idéias, entendê-las, imaginar suas histórias….Imaginar! Como essa palavra sumiu da minha mente por tanto tempo? Acho que nem sei mais como fazer isso. Tá tudo sempre pronto, acabado, mastigado que a reflexão parece até desnecessária.

Reflexão, esse é o ponto. Se a gente parar um pouco para refletir, analisar o que compramos, o preço que pagamos, a qualidade do produto, onde foi produzido, os materiais utilizados, vamos estar começando um processo importante para a mudança desse sistema de moda exageradamente consumista, que suga todo o mundo e esquece de sua essência.

A essência…que é muito mais que um PedaçoDePano…da roupa, a verdadeira moda, cria uma história com você, ela conversa com você, passa uma vida ao seu lado e você a carrega com carinho pois ela tem um significado. Essa roupa dura muito tempo, por que transcende as tendências, se conecta com você através da sua vivência, suas experiências e não é feita de qualquer jeito, com materiais que se acabam, destruindo o meio ambiente, explorando crianças. É feita com seriedade, carinho, por quem realmente ama o que faz.

Há algum tempo acompanho o trabalho de Rita Wainer, que admiro muito, estilista ligada a Slow Fashion, criadora do projeto Born Again e que mostra em seu blog que essa mudança é possível e que nós, novos estlistas, consumidores, estudantes de moda é que damos o primeiro passo para essa modificação.

Em alguns ‘debates’ saudáveis que aconteceram no blog, ela mostrou que se você deixa de comprar muitas coisas baratas, você pode comprar uma peça de qualidade, não é muito melhor? Ela diz, e eu concordo, que devemos perder nosso preconceito com os brechós, sempre dá para garimpar alguma peça boa que já tem um passado e com a qual você vai construir um novo enredo. Você pode reinventar uma peça, como ela fez no Born Again, unir experiências, customizar para poder reaproveitar.

Claro que dificilmente vai ser possível fugir desse sistema por completo, mas podemos ao menos dar o primeiro passo. Desacelerar e apreciar os detalhes, se encontrar naquele objeto e se representar através dele, contar uma história, entre outras mil, que fale sobre você.

Anúncios

4 thoughts on “Um grande desafio – Slow Fashion

  1. Pingback: Upcycling « The Big Fashion Theory

  2. Pingback: Fora Arezzo! « The Big Fashion Theory

  3. Pingback: Dia especial « The Big Fashion Theory

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s