SCMC

O The Big Fashion Theory vai estar no Santa Catarina Moda Contemporânea para contar tudo o que vai acontecer por lá. Então, vamos às notícias:

O SCMC é um evento que acontece há seis anos como plataforma criativa e une entidades de ensino com empresas renomadas, criando a ponte entre a formação e o mercado de trabalho. Esse ano acontece no dia 21 de maio às 19h com o título “Do Avesso – Uma experiência de moda e design no SCMC” apresentado pelo Senai, patrocinador do evento.

“A idéia é abrir as portas das grandes empresas que compõem o pólo industrial de moda catarinense para os novos conhecimentos e linguagens do mercado. O objetivo maior é desenvolver uma identidade para o design local com approach global.”

A novidade dessa edição é que não terá desfiles (?!?!), você deve estar se perguntando: como assim?? Calma! Vamos assistir a uma grande exposição, na qual cada time criativo apresenta diferentes experiências no mundo da moda e do design dentro de um container de madeira. E como o SCMC é um evento com consciência ambiental, a madeira é de reflorestamento.

“Os 17 times criativos – compostos por dois estudantes de moda, 1 professor e até cinco profissionais do quadro de funcionários das empresas – assinam a concepção da instalação e uma capsule collection, com cinco produtos inovadores em termos de design e processo de construção.

Eles passaram os últimos 10 meses estudando as diversas manifestações comportamentais relacionadas aos universos do Design, Retail, Web, Comportamento e Comunicação, para entender como a indústria criativa global está se movimentando e assim criar estratégias de marketing e moda de impacto positivo para suas empresas e entidades de ensino.

Eis uma excelente oportunidade de entender como a moda pode se aproximar do conhecimento para resgatar na tradição a essência da transformação.

QUEM PARTICIPA

As empresas participantes são: Copa & Cia, Dalila Têxtil, Dudalina, Grupo Diana, Hering, Karsten, Kyly, Lancaster, Lunender, Marilua, Marisol, Mensageiro dos Sonhos, Oceano, RVB Malhas, Tecnoblu e Villa Têxtil. 

As entidades de ensino são: ASSEVIM (Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim); FURB (Universidade da Região de Blumenau); UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina); UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) e a UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville).

CONSULTORIA CRIATIVA

O SCMC conta com a consultoria criativa e direção de conteúdo de Jackson Araujo, Consultor de Moda, Analista de Trends e Sound-stylist, colaborador do WGSN, onde assina reports sobre Arte, Música e Comportamento, e Luca Predabon, analista de Tendências e colaboradora da Consultoria de Tendências Mindset.

HISTÓRICO

O projeto nasceu em 2005 da inquietação de empresários ligados à moda e design, com um grande interesse em interagir fortemente com instituições de ensino para buscar e formar novos talentos, além de investir no valor agregado de seus produtos. 

Estimular o desenvolvimento de um ambiente de inovação, design e cultura de moda e  influenciar a formação acadêmica da cadeia de moda e design em Santa Catarina são valores que fundamentaram a criação do SCMC.

Durante os seis anos de existência já passaram pelo evento  28 empresas, 18 instituições de ensino e 300 estudantes, que têm a oportunidade de manter contato com a indústria e adquirir aprendizados práticos que enriquecem a sua grade curricular.

INVESTIMENTO EM PUBLICIDADE E DEMAIS AÇÕES DE MARKETING

SCMC: Todo o investimento em comunicação é feito na linha do branding em grupo. Acreditamos nos processos colaborativos e investimento em conhecimento. Por meio de workshops e palestras, estamos colocando as empresas e entidades de ensino em contato com as principais manifestaçãoes criativas nos segmentos de Design, Web, Comportamento, Retail e Comunicação. A partir desse estudo analítico, buscamos desenvolver ações que possam impactar positivamente no mercado, buscando uma aproximação com as novas linguages.

Temos um site (scmc.com.br), um perfil no twitter (@scmc_news) e uma fan page no facebook, onde convidamos todos os participantes do SCMC a gerarem buzz a partir de sua rede social de amigos e seguidores. Acreditamos nos formatos espontâneos e estamos aprendendo sempre com essas novas ações. Nessa edição, por exemplo, estamos lançando o MIF – 1ª Mostra Institucional de FashionVideos, onde os 17 times criativos formados por pessoas das empresas mais estudantes e professores de 13 entidades de ensino se reuniram num grande workshop criativo em Florianópolis, para desenvolver uma peça audiovisual, dirigida por nomes da novíssima geração de artistas visuais do Estado.

Queremos com esses 17 fashionvideos comunicar o que cada empresa + entidade de ensino está propondo em termos de experiência de moda e design, a partir do aprendizado analítico aplicado pelo consultor de moda e conteúdo Jackson Araujo nos últimos dez meses de atividades. Se pensarmos no fashionvideo como a mais atual das peças publicitárias, é nesse formato que estamos apostando para disseminar na rede nosso conteúdo.

FICHA TÉCNICA

O evento acontece a partir das 19h, no Maria’s Shows e Eventos, à Rua Mamoré, 1083, Balneário Camboriu, SC. Com apoio da Abit, Texbrasil e Apex-Brasil, em parceria com o Catarina Coletivo Criativo e Green Valley. A festa é somente para convidados.”

Festinha! A festa é somente para convidados…peninha, né? Nós nem sabemos se fomos convidadas, mas o evento já vale muito!! Então, vamos conhecer os DJ’s que vêm de Santa Catarina, São Paulo e até de Paris?

/PunkCake DJs (Douglas vs Duh)

“Eles são responsáveis pela festa PunkCake – uma brincadeira com os nomes Punk e Pancake (um tipo de base para make-up). Sua idéia é realmente misturar a liberdade e o alternativo do Punk com o glamour do nightlife. No som, liberdade musical com pitadas do brilho que uma boa celebração pede. Como a gente gosta!”

Cristiano Santos (SC)

“Ele é jornalista e assina a Contracapa, uma coluna superantenada em moda.  comportamento e artes, no Jornal de Santa Catarina. O Blog do Cristiano mostra na web sua expertise em noticiar tudo o que de mais legal rola na cena catarinense. Vale esperar dele um som em sintonia com as novas tendências sonoras. Tudo certo!”

Max Blum (SP)

“Ele é o cara por trás da maior quantidade de trilhas dos desfiles da temporada de moda brasileira. Com bom gosto musical, é ele que cria a música para as apresentações de Alexandre Herchcovitch, Redley, Cantão, Tufi Duek, Triton, Reinaldo Lourenço, Huis Clos, Vrom e Gloria Coelho. Ouça suas produções aqui. Nem precisa dizer mais, né?”

Mattias Mimoun (Paris-France)

“Pianista e showman, encanta com suas performances cheias de energia e alto-astral, interpretando no piano hits eletrônicos das pistas de dança. De Michael Jackson a Justice, Mattias contagia com sua presença única. “Eu posso ser um DJ no piano”, diz. Ele é o pianista do DVNO, em dupla com o DJ Mehdi Pinson, circulando entre as melhores festas fashion de Paris, com noites cheias de glamour no club Le Baron.”

DJ Mehdi Pinson aka DVNO (Paris-France)

“Mehdi Pinson também conhecido como DVNO começou sua carreira como vocalista, multi-instrumentista, beatmaker, produtor e ex-membro do projeto Scenario Rock. Junto com o Phoenix, Air e Sebastien Tellier, se juntou ao famoso selo Source e lançou sua primeira faixa em 1998. Desde então, tem sido parte da música de vanguarda francesa, multiplicando lançamentos e colaborações. Está ligado ao coletivo de moda e design parisiense Surface To Air e toca nas festas mais quentes das semanas de moda de Paris. É Show!”

Os textos que estão entre aspas são da nota enviada pela assessoria do SCMC. Mais informações no site.

Anúncios

One thought on “SCMC

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s