Entre os dedos

O vídeo documentário de Helen Rödel já foi muito comentado, ou seja, não é novidade nenhuma. Mas quero falar dele assim mesmo, afinal, estou para escrever esse post há muito tempo, mas o fim de semestre não deixou.

Quando assisti aos vídeos dos desfiles do Dragão Fashion resolvi escrever sobre aqueles que me emocionaram e conversaram comigo. O de Helen Rödel ficou de fora dessa humilde seleção. Por que? Não sei, talvez por simples falta de atenção, não consegui enxergar no desfile o que ela mostrou no vídeo. Ou mesmo por ter conhecido pouco antes o trabalho de Vanessa Montoro, que em um primeiro olhar parece mais sofisticado pelas cores mais sóbrias e modelagem mais clássica.

Helen utiliza muitas cores e um ponto básico do crochê, que une a esculturas de madeira e canutilhos. Mas o vídeo vai além da técnica e materiais utilizados na coleção, ele se aprofunda nos pensamentos e forma de entender o processo de moda da estilista. É impossível não se apaixonar, principalmente para quem dá valor à carga conceitual presente nas roupas e não apenas à estética. Ao final do vídeo me apaixonei por Helen Rödel, suas idéias, sua coleção e o simples e intrigante ponto pipoca.

Admiro quem lida com técnicas artesanais, mas admiro ainda mais quem o faz por ser realmente ligado à tradição e a tudo que está mais próximo da natureza, quem tem prazer em tecer essas ideias com as próprias mãos, sentindo os fios correndo por entre os dedos e se deliciando com seu entrelaçar.

Assistam ao vídeo e ao desfile: Estudos MMXI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s