Bruno Pellerin – de Paris ao Pará

A exposição de fotografias “Les Coulisses de la Mode” começou hoje (02/08) na Fundação Cultural BADESC em Florianópolis e permanece até o dia 18/08, quando passa para o Shopping Iguatemi, onde fica até o dia 29/08.

As fotos em preto e branco de Bruno Pellerin, tiradas entre 1987 e 1993 dispensam o exagero das técnicas e sua beleza fica por conta de uma simplicidade que nos leva para a alta-costura de maneira leve e sedutora, principalmente pelas fotos de bastidores que parecem ter sido posadas, quase como um editorial. Trabalhou 28 anos com fotografia de moda e registrou coleções e bastidores de estilistas como Chanel, Jean Paul Gautltier, Dior, Paco Rabanne, Ted Lapidus e Givenchy.

Hoje, Bruno Pellerin mora em Belém do Pará, onde busca uma nova vertente de sua arte, registrando a beleza da amazônia, do artesanato e música local e do famoso Círio de Nazaré. O fotógrafo se encantou pela arquitetura de Belém e, claro, pelas comidas nada convencionais como a pupunha no café da manhã.  Seu último trabalho é “Retratos Musicais”, no qual registra artistas paraenses e fala sobre a cultura local do lugar que o recebeu de braços abertos. Em suas palavras: “o retrato é um instante mágico; é o tempo suspenso que registra histórias, culturas e pessoas”. Para a revista PZZ, no qual publicou o trabalho que demorou dois anos para ser finalizado, Bruno deixa clara sua paixão pela cultura do norte do Brasil: “Dentro de um caldeirão cultural humano, imagético e sonoro, fantástico, de pessoas e artistas maravilhosos eu me sinto como um peixe nadando em um oceano de águas límpidas e profundas”. “A região Norte sofre uma injustiça cultural.” Diz o fotógrafo que viu de perto as obras dos estilistas mais renomados da alta-costura em um lugar tão belo como Paris.

Anúncios

One thought on “Bruno Pellerin – de Paris ao Pará

  1. Pingback: Mais oito minutos! Brasil e as Olimpíadas 2016 « The Big Fashion Theory

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s