Mais de uma utilidade

A prateleira criada pelo grupo Torafu Architects não é apenas uma prateleira, ela é, também, uma pequena gaveta que fica embutida e não dá nenhuma dica de que está ali.  Ela é aberta por meio de uma chave magnética, muito bem pensado, não é?

Já há algum tempo é comum unir móveis, transformá-los em uma coisa só e, assim, aproveitar melhor os espaços disponíveis em apartamentos que ficam cada vez menores. Em 2010 o chinês Gary Chang teve a ideia de transformar um apartamento de 30m², realidade comum em Hong Kong, em 24 espaços diferentes. Com paredes móveis e espaços muito bem estruturados, seu apartamento parece muito maior do que realmente é. O vídeo do final do post mostra melhor a passagem entre os ambientes que Gary Chang conseguiu unir em um só apartamento.

Esse tipo funcionalidade se refletiu na moda por meio de roupas que pudessem ser utilizadas de várias formas, ou seja, uma só peça pudesse se transformar em muitas outras. Essa ideia tem, até hoje, uma certa resistência e dificuldade de seguir em frente, tomar novos rumos. Uma das poucas marcas que trabalha com esse tipo de vestimenta é a Emami, que possui várias peças multifuncionais e trabalha com conceitos como sustentabilidade, criatividade e funcionalidade. Apesar da moda ter aderido a estes conceitos e muitas empresas buscarem, devido ao contexto atual, uma maneira de mostrar que estão preocupadas verdadeiramente com esses conceitos (o que não significa que realmente estão), a produção é incessante e a tentativa de diminuir o consumo é quase inexistente. Por isso, talvez, não existam muitas peças multifuncionais disponíveis no mercado. Por que produzir uma peça que pode se transformar em doze, como o chamado “cozy” da DKNY, se é possível vender doze peças diferentes? E são pensamentos como esse que impedem que novas ideias surjam para complementar as já existentes e trazer um ar mais elegante e engajado à linguagem de moda para as roupas multifuncionais.

Anúncios

One thought on “Mais de uma utilidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s