Nancybird coleção verão 2013

Nancybird é uma marca australiana de acessórios que possui como base de suas criações a qualidade dos materiais e a funcionalidade das peças. Com referências vindas da África, Japão e Europa, a empresa fica na cidade de Melbourne.

Além dos lindos produtos feitos pela marca, chama muita atenção o fato do processo de produção e as questões ambientais serem tratadas com clareza no site da empresa. Ressaltam a utilização de couros de vaca e ovelha, que estão presentes na indústria alimentícia e são produzidos na Itália para manter a qualidade do produto.

Falam sobre a fábrica de tecidos de uma pequena família, produzidos e tingidos manualmente no Sri Lanka, assim como sobre a produção das peças, feitas na China, por uma fábrica de 60 trabalhadores que, de acordo com o site, possuem boas condições de trabalho e a equipe da Nancybird vai até a fábrica em todas as estações trabalhar junto com ela na nova coleção.

A maior parte da estamparia é feita à mão por artesãos locais e até mesmo quando a empresa tem dificuldade em cumprir tudo o que gostaria para um bom rendimento sócio-ambiental, ela deixa claro no site o que foi possível e o que não foi em cada coleção. Um exemplo disso é que a empresa quis implantar o uso de couro de canguru, que tem sua carne utilizada na indústria alimentícia assim como os outros, a empresa não deixa de mencionar isso na descrição da coleção e tenta explicar que não é algo verdadeiramente prejudicial, já que reaproveita algo que seria jogado fora.

A questão não é se isso seria certo ou errado, mas a clareza com que a empresa trata tais assuntos: “The nature of our products and materials does mean that there will be some form of environmental impact, but we would like to try to reduce this as much as possible.” (“A  natureza de nossos produtos e materiais significam que existirão uma forma de impacto ambiental, mas nós gostaríamos de tentar reduzir isso o máximo possível.”) E ainda pedem sugestões de melhoria no final no texto.

Além disso, as peças têm edição limitada, os couros possuem cores lindas e diferentes e as estampas têm sempre um ar manual, mesmo quando feitas digitalmente. A coleção de verão 2013 tem como inspiração as paisagens litorâneas. Pertinho do mar, as lagostas estão nas estampas e nos bordados das peças, de maneira divertida. Mas as estampas meio aquareladas com cores sobrepostas são as minhas preferidas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s