Um pouco de História – Uma simples etiqueta

Quem imaginaria, no século XIX, que uma simples etiqueta bordada modificaria completamente o rumo da moda e dos estilistas da época? Foi o que aconteceu quando Charles Worth, por volta de 1860, decidiu colocar uma etiqueta com seu nome, “assinando” pela primeira vez uma peça de roupa, como faz um pintor em seus quadros ou um escritor em seus livros.

blog1

Vestido 1860

Essa pequena atitude teve um grande significado, consagrando o autor das peças de moda e elevando o estilista ao estatuto de estrela. Não demorou para que os outros estilistas fizessem o mesmo. Outro diferencial de Charles Worth eram as apresentações anuais de novas coleções que ele fazia, criando um ciclo de mudança que auxiliava, e muito, nas vendas.

A partir dessas ideias inovadoras de Charles Worth, muito mais de marketing que de novos modelos em suas coleções, a alta-costura foi criando suas bases. A Exposição Mundial do ano de 1900 foi a verdadeira aparição da alta-costura, quando casas de moda foram selecionadas para apresentar suas coleções, com suas criações mais extravagantes para um público internacional, consolidando Paris como a capital da moda mundial.

blog2

Vestidos – 1900

Por ser muito copiada, a moda francesa precisava de proteção e foi então que, em 1910, a Chambre Syndicale de la Couture Parisienne (associação sindical de costura parisiense) foi criada para tratar de assuntos como direitos autorais. E foi assim que nasceu a alta-costura e foi também assim que uma pequena etiqueta fez toda a diferença.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s