Fashion Revolution Day – O início da revolução da Moda

Já tem algum tempo que o blog The Big Fashion Theory aborda temas relacionados à cadeia inconsequente da moda como a exploração de mão de obra, produtos tóxicos ao ambiente e o ritmo desenfreado de produção e descarte sem pensar nas consequências ambientais e sociais. Hoje, venho lembrar de uma tragédia que aconteceu no dia 24 de abril de 2013 no Rana Plaza, em Bangladesch, quando o edifício desabou deixando 1.133 trabalhadores mortos.

10170708_636189326474581_2817014070108510072_n

“Compre menos, escolha melhor, faça durar”

Hoje, esta data completa 2 anos e se transformou no “Fashion Revolution Day”, um dia que tem como objetivo conscientizar sobre o verdadeiro custo da moda e as consequências de sua produção e consumo. Criada pelas desginers Carry Somers e Orsola de Castro, a data conquistou adeptos do mundo todo que se uniram em uma campanha nas redes sociais que faz o seguinte questionamento: “quem fez sua roupa?” com hashtags do movimento (#fashrev, #whomademyclothes e #quemfezminhasroupas).

5-celebrities-heading-fashion-revolution

Essa iniciativa e esse tipo de questionamento são essenciais para que uma verdadeira revolução aconteça no mundo da Moda, na qual as marcas sejam transparentes sobre sua produção, as condições de trabalho, os cuidados com o meio ambiente e tudo o que envolve a cadeia produtiva. Para isso precisamos entender todo o processo de produção e perceber que para cada processo existem pessoas trabalhando, locais de trabalho, resíduos, utilização e descarte das roupas e acessórios. E é nesse ponto que o custo de um produto reside, em cada um desses processos. Portanto, como um jeans da Forever 21 pode custar 7,00 dólares? Como esse valor paga todo o processo de produção e ainda gera lucro para a marca?

O vídeo a seguir mostra a realidade da indústria da moda e do ritmo fast fashion, destacando os problemas que precisamos enfrentar para que esse cenário mude. Além disso, fala sobre a a campanha do Fashion Revolution Day e a necessidade da busca para entender de onde vem as roupas que usamos, como são feitas, sua matéria prima e o que elas causam ao planeta.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s