Photoshop x Realidade – Qual é o corpo ideal?

Já falamos sobre esse tema aqui no blog com o post “Boggie, afinal, quem é perfeito?”. O texto abaixo foi criado por mim para a Revista Viva de Águas Claras.

O que é o corpo ideal para você? Está satisfeito com o seu corpo? Ou quer mudar alguma coisinha?

Todos os dias somos inundados de imagens que mostram a “mulher perfeita”, seja na novela das oito, na capa da revista ou nas passarelas do mundo da moda. Esse culto ao corpo e à juventude nos faz estar em constante busca de uma perfeição inventada, irreal.

b22

Lojas plus size, salões de beleza para cabelos negros, ênfase na saúde e bem estar, são exemplos de movimentos que vão contra essa realidade “photoshopada” na qual estamos mergulhados. Afinal, um padrão de beleza que comporta muito menos que a metade da população está, certamente, distorcido.

E essa distorção nos prejudica desde pequenos, fazendo com que crianças de 4 anos de idade, com lindos cabelos cacheados, queiram ter cabelos lisos. Adolescentes deixam de comer para emagrecer a qualquer custo, desenvolvendo distúrbios alimentares e psicológicos. Homens e mulheres se submetem a cirurgias e substâncias desnecessárias tentando encontrar esse tal “corpo perfeito”.

Mas é inegável que, mesmo que aos poucos, essa mentalidade está mudando. Um exemplo disso é a campanha de verão 2015 da Yves Saint Laurent, que foi banida no Reino Unido por utilizar fotos com uma modelo extremamente magra. Outro movimento que tem sido constante são as críticas aos excessos de photoshop, feitas até mesmo pelas próprias celebridades fotografadas, como Kate Winslet e Jennifer Lawrence que afirmou, após campanha feita para a grife Dior: “Não se parece em nada comigo. É claro que é photoshop, as pessoas não são daquele jeito.”

b24

Na mesma onda, em 2014, as selfies de “cara limpa” com celebridades que se fotografavam sem maquiagem tomaram conta da internet, mostrando que elas são como qualquer outra mulher, que possuem falhas, espinhas, algumas rugas aqui, uma olheira ali, uma barriguinha lá e por que não? Por que a barriga tem que ser sarada, o cabelo liso e o nariz afilado?

Hoje, as lojas plus size dão a opção para as mulheres estarem na moda e respeitam o corpo que é diferente das capas de revistas e das passarelas. Demorou, mas as mulheres de cabelos crespos finalmente resolveram assumir uma identidade que ficou escondida em incontáveis alisamentos, ampliando os serviços oferecidos pelos salões e criando um novo segmento no qual as mulheres se aceitam verdadeiramente.

São essas ações e movimentos que começam uma mudança em direção ao entendimento de que somos únicos e que não precisamos nos assemelhar a ninguém, não precisamos querer ser uma barbie ou ken humanos, não precisamos usar a calça que está na moda se não tem nada a ver com nosso estilo. Alimentação saudável e exercícios físicos são para manter a saúde e o bem estar, não para nos privar dos prazeres da vida. Aceitar o seu corpo é o primeiro passo, depois disso, tudo vai ajudar a se sentir ainda mais bela: uma maquiagem leve e delicada, uma roupa que favoreça seus pontos fortes, um penteado retrô. Então, qual é o seu corpo ideal?

23255

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s