Aprender a ser forte – Em memória a Franca Sozzani

A vida é feita de decisões e essas decisões sempre levam a consequências. Para isso, precisamos assumir riscos. O pai de Franca Sozzani a desafiou, quando ainda criança, a pular de uma penteadeira para que aprendesse a ser forte. Ela pulou.

Esse simples momento, que aconteceu há muitos anos, pode ser visto como uma representação da vida dessa notável mulher. A coragem, que incomodou muita gente por dizer exatamente o que pensava, foi uma de suas grandes qualidades. Foi assim que trouxe para a Moda um olhar crítico do mundo, juntamente com a excentricidade que o universo criativo precisa. Transformou a Vogue Itália em um lugar repleto de novos talentos e novos olhares, utilizando a revista de moda como veículo para afirmar suas convicções.

Franca Sozzani

Não tem problema discordar dela em alguns momentos, mas há de se concordar sua importância ao elevar o patamar da Moda na atualidade. Franca destaca a diferença entre o comportamento das pessoas na década de 1960 para os dias de hoje: “In London in the 60’s nobody wanted to look alike, but today everyone does”, talvez isso explique, em parte, o Circo da Moda (publicação de 2013), como uma tentativa desesperada de se diferenciar.

Uma pitada de Miranda Priestly mostra o lado devotado à profissão, sendo uma mãe bastante ausente, conflito que fica evidente no documentário feito por seu único filho, Francesco Carrozzini, “Franca: Chaos and Creation”. Enquanto Franca está sempre com o pensamento no futuro, seu filho é mais nostálgico. Ela explica sua conexão com o futuro e diz que quando ficamos presos no passado, nossa criatividade também fica lá, pois não nos damos a chance de evoluir. É essa visão constante do futuro que dá a ela o movimento em direção ao novo.

documentario-franca-sozzani-2-1200x675

Assim lembramos um pouco dessa figura inspiradora da Moda, utilizando seus exemplos e sua vivência para aprendermos a importância de ser forte e ter coragem. Ou isso ou ficaremos sempre à mercê do restante do mundo, com medo de falar o que pensamos.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s